domingo, 18 de julho de 2010

Terry Pratchett


Terence David John Pratchett (28 de Abril de 1948) nasceu em Beaconsfield, Buckinghamshire (Inglaterra).

Talvez o mais bem sucedido escritor inglês de fantasia, apelidado por alguns fãs como Pterry (seguindo uma convenção que ele criou, onde seus personagens receberam nomes como Ptraci e Pteppic), é mais conhecido por seu maior sucesso de vendas, a série Discworld.

Pratchett nunca frequentou uma universidade, nem sequer completou os estudos secundários, trocando-os pelo aprendizado profissional em uma oficina de carpintaria.

Aos 13 anos, depois de voltar de uma convenção de FC, escreveu uma história de fantasia que acabou sendo impressa no jornal, pela qual lhe pagaram 14 libras. Com o dinheiro, comprou uma máquina de escrever usada e o destino se mostrou à sua frente.


Aos 17 anos já trabalhava em um jornal local como assessor de imprensa, posteriormente assumiu um cargo público no Ministerio de Eletricidade, trabalhando, principalmente com a indústria nuclear.

Nas horas vagas ele escrevia. Seu primeiro romance, 'The Carpet people' foi publicado em 1971. Deste seu 'hobby' amador, surgiu um romance despretensioso, 'The Colour of Magic', que seria publicado em 1983, tornando-se um sucesso imediato. Além de inaugurar a saga Discworld, o livro iniciou o boom da fantasia inglesa nos anos 80, vendendo mais de 150 mil cópias em capa dura, e quase 350 mil em edição mais barata, apenas na Inglaterra.

Quando Pratchett percebeu que ganhava 5 vezes mais em suas horas de folga escrevendo, do que trabalhando o dia inteiro, decidiu se tornar escritor em tempo integral.


Com mais de 35 livros até o momento, a série Discworld é uma obra de fantasia satírica, de um humor cáustico e irônico, situada em mundo em forma de disco chato, que gira sobre as costas de quatro elefantes gigantes, apoiados sobre uma enorme tartaruga, que atravessa nadando o espaço.

Em 2005, Pratchett tornou-se o centro de uma polêmica, ao criticar a cobertura da mídia dada a autora de Harry Potter. Suas observações foram mal interpretadas, como um ataque à própria Rowling.

Notório por sua predileção por usar grandes chapéus pretos, Pratchett é dono de um recorde assombroso. Vendeu 45 milhões de livros (publicados em 33 idiomas) no mundo inteiro.

Site oficial

Terry Pratchett (La Ciencia en Mundodisco, Turntables of the night, Theater od cruelty, The unadulterated cat, The Discworld timeline, The dark side of the sun, The computer who believed in Santa, The carpet people, Tha amazing Maurice and his educated roden, Tama Princess of Mercury, Strata, Nation, El puente del Troll, Bromeliad Series, Johnny series, Good Omens com Neil Gaiman, Discworld series (36 livros) ) [ Download ]