domingo, 16 de janeiro de 2011

Daphne du Maurier


 
Daphne du Maurier (13 de maio de 1907 -  19 abril de 1989) nasceu em Londres (Inglaterra) em uma família rica e de parentes famosos no meio artistico.

Como uma criança inteligente e muito ativa, Daphne gostava de ler e de inventar histórias de fantasia, o que a ajudou a desenvolver seus talento literário. Durante a maior parte de sua vida viveu na Cornualha, primeiro perto de Plymouth e mais tarde em Menabilly. A paisagem da gótica Cornualha, cenário para as lendas do Rei Arthur, Tristan e Isolda, e muitos contos de piratas, inspirou o seu trabalho e muitas vezes tornou-se a paisagem de sua própria ficção.

Um de seus biógrafos, Wayne Templeton, observou que durante a sua adolescência, du Maurier exibia um intenso desejo de ser um menino. Nos primeiros anos ela costumava fingir ser um rapaz chamado Eric Avon. Devido ao estigma da homossexualidade, du Maurier vivia em um círculo restrito e mínimo, que a afastava do convívio social. O isolamento e as tendências masculinas teriam influenciado seus primeiros romances e contos, muitas vezes dominados por um narrador masculino.

Sua carreira literária iniciou em 1925, quando começou a escrever versos sombrios e histórias claramente influenciados por Katherine Mansfield, Guy de Maupassant, e Somerset Maugham. Suas primeiras publicações foram contos curtos, que apareceram por volta de 1929 no The Bystander, um jornal editado por seu tio, William Beaumont.

O primeiro romance, aos 24 anos de idade, chamou-se 'The Loving Spirit', um romance histórico que se tornou um best-seller e também ganhou elogios da crítica. O livro inspirou Frederick ''Boy' 'Browning, um major do regimento Grenadier Guards, a conhecê-la e, em breve, estariam casados (durante sua vida, du Maurier nunca admitiu sua bisexualidade).

Sua reputação literária como uma nova e talentosa escritora seria solidificada com a publicação do seu quarto romance, 'Jamaica Inn' (1936). Os críticos na época, observaram semelhanças de estilo com os romances góticos das irmãs Brontë, 'Jane Eyre' e 'O Morro dos Ventos Uivantes'.

'Rebecca' de 1938 talvez tenha marcado o auge de sua carreira e fama, vendendo números expressivos para a época (mais de um milhão de exemplares em menos de um ano). O romance narra a vida e uma mulher jovem e frágil que enfrena os fantasmas do passado numa mansão isolada na costa da Cornualha.

A partir dos anos 50, du Maurier deixou de lado o tema de mistério e romances sentimentais, passando a dedicar-se a outros gêneros, como a ficção científica de 'The Birds' (Os Pássaros), que questiona o domínio do homem sobre a natureza e 'The House on the Strand' (O Espião do Passado), abordando a viagem no tempo.

Suas coletâneas de contos também eram bem sucedidas, especialmene 'The Apple Tree: A Short Novel and Some Stories' (1952), publicada nos EUA como 'Kiss Me Again, Stranger' (1953) assim como 'The Birds and Other Stories' (1963); e 'Not After Midnight and Other Stories' (1971), republicada como 'Don’t Look Now' (1971).

Suas histórias acabaram chegando a um público bem maior, através de adaptações de sucesso no cinema como 'Rebecca', 'Jamaica Inn', 'The Birds' e ‘Don’t Look Now.’

Du Maurier recebeu o prêmio National Book Award de 1938 por 'Rebecca' e a honraria de Dame Commander da Ordem do Império Britânico em 1969.

Sobreviveu a sua morte, o rumor de que 'Rebecca' seria um plágio de um romance brasileiro pouco conhecido chamado 'A sucessora', publicado em 1934 e escrito por Carolina Nabuco, que somente ganharia destaque ao ser levado para a televisão na forma de uma telenovela em 1978. Apesar da suspeita de plágio nunca ser confirmada, não foi a única vez que este tipo de acusação caiu sobre du Maurier. Em 1947, seu romance 'Blind Windows' sofreria da mesma suspeita (esta comprovadamente infundada).


Site oficial


Daphne du Maurier ( Rebecca (em portugues), Los pajaros y otros relatos, My cousin Rachael, Frenchman's Creek, Hungry Hill, Jamaica Inn, Los lentes azules y otros relatos, Not after midnight, The Apple Tree, The House on the strand ) [ Download ]