domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tim Powers




Timothy Thomas Powers (29 de fevereiro de 1952) nasceu em Buffalo, Nova Iorque(EUA) e cresceu na Califórnia, para onde sua família se mudou em 1959.

Estudou Inglês e Literatura na California State Fullerton, onde conheceu James Blaylock e K.W. Jeter, que se tornariam amigos e colaboradores ocasionais. Outro escritor que ele conheceu durante este período foi Philip K. Dick. O personagem "David" no romance Valis de PKD, é baseado em Powers.

Seus livros são conhecidos por apresentar o que se convencionou chamar de "histórias secretas '- ele se utiliza de eventos históricos, mas mostra uma outra visão deles, em que a magia é uma força importante das motivações e ações dos personagens. Como em 'Three Days to never', que explora viagens no tempo, criaturas sobrehumanas, além de Charlie Chaplin e Albert Einstein.

Powers também escreve Ficção Científica, mas  frequentemente é na Fantasia, na magia e no sobrenatural que seu trabalho ganha em ênfase.

Seu primeiro romance de maior destaque foi  'Drawing of the Dark'(1979), mas o aquele que o colocou no mapa foi o seguinte 'Anúbis Gates'(1983), que ganhou o prêmio Philip K. Dick Memorial. Anubis Gates foi desde então, traduzido e publicado em diversos idiomas.

Logo em seguida a este sucesso de crítica e vendas, Powers publicaria o apocalíptico 'Dinner at Deviant's Palace'(1985) que também ganharia um PKD Memorial award.

Já com um público consolidado de fãs, Powers lançaria 'No Stranger Tides'(1987) que mistura piratas e vodu e a seguir 'The Stress of her regard'(1989) explorando o sobrenatural de poetas como Byron, Shelley e Keats. Sua fantasia contemporânea também foi premiada com um World Fantasy Award e um Locus, através de 'Last Call'(1992), que formaria uma trilogia com 'Expiration date'(1995) e 'Earthquake Weather'(1997), ambos também vencedores do prêmio Locus.

Em 2001, 'Declare', uma história sobre espiões sobrenaturais, ganharia os prêmios World Fantasy e  International Horror Guild award.

Powers também lecionou em meio período, na Orange County High School of the Arts, onde seu amigo, Blaylock é diretor do Departamento de Escrita Criativa.

Mais recentemente Powers voltou às manchetes quando o ator Johnny Depp subiu no palco do Anaheim Convention Center, em sua fantasia de Jack Sparrow, e surpreendeu seus fãs anunciando que o quarto filme da série se chamaria 'Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides' (Piratas do Caribe: Navegando em águas misteriosas).

Sobre o anúncio, Powers declarou que estava ainda curioso para ver como Hollywood adaptará sua fantasia histórica à franquia milionária.

'No Stranger Tides' é sobre Jack Shandy Chandagnac, filho de um titereiro britânico que assumiu a tradição da família, depois que seu pai morreu indigente. Ele embarca para a Jamaica para encontrar o tio que roubou a herança de seu pai, mas no caminho é capturado por piratas que praticam feitiçaria voodu - eles lhe dão a opção de unir-se às suas fileiras ou a execução. Logo, relutantemente, ele se junta com Barba Negra na busca da fonte da juventude.

Powers também acrescentou: "Algumas pessoas me perguntam se estou preocupado com que eles possam estragar o meu livro. Eu sempre penso em algo que James Cain disse, quando as pessoas perguntaram o que pensava sobre o que Hollywood tinha feito de seus livros. Ele apontava para a estante e dizia: "Eles não fizeram nada para eles, vejam'.

Powers vive atualmente em Muscoy, California, com sua esposa Serena (sua agente) e um coelho chamado Mac Sidhe.

Tim Powers ( Cena En El Palacio De La Discordia, La Fuerza De Su Mirada, Dinner at Deviant's Palace, The Anubis Gates, En Costas Extranas, Esencia Oscura, La Ultima Partida, Las Puertas de Anubis, Drawing of the Dark, Last Call, On Stranger Tides, Stress of Her Regard, Three Days to Never, The Bible Repairmen, The Skies Discrowned ) [ Download ]