sexta-feira, 1 de abril de 2011

The Dormant Beast - Enki Bilal



Esta assombração, esta história em aberto de uma sociedade futura sofrendo com a violência do terrorismo, transforma tristes eventos atuais em arte extraordinária.




Nike Hatzfield nasceu na Iugoslávia (como o próprio Bilal), durante o cerco de Sarajevo. Nike tem uma memória perfeita e pode se lembrar de tudo que aconteceu com ele desde que ficou órfão ainda bebê. Devido a esse talento, ele se tornou o alvo da Ordem Obsurantis, uma espécie de pan-fundamentalista (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo unidos) um grupo terrorista dedicado a erradicar "o pensamento, a ciência, a cultura e memória".




Nike é arregimentado pelo Federal Bureau of Investigation Internacional em uma conspiração para destruir a OO. A agência é tão implacável quanto os terroristas diabólicos com que estão lutando. Um peão de ambos os lados, Nike é brutalmente transformado em um dispositivo telepático mortal guiada ao destino misterioso por uma voz em sua cabeça. Mas ele também está determinado a encontrar dois órfãos que sobreviveram a Sarajevo como ele, que também são alvos da OO.




O livro se move cinematograficamente entre as vidas desses três. Assim como fez em seu aclamado romance gráfico A Trilogia Nikopol, Bilal criou um belo mundo  retro-futurista que parece um cruzamento entre Blade Runner e Dune.




É um mundo de violência aleatória, de isolamento humano, carros voadores, andróides mortais e cidades enferrujadas high-tech presa em melancolia gótica e pontuada por traços de cores surpreendentemente ricos.




Mais conhecido na Europa pelos seus quadrinhos premiados e que tratam de temas de violência, intolerância e identidade incerta, Bilal tem usado acontecimentos sombrios da vida contemporânea para criar um trabalho fascinante de ficção científica alegórica.


The Dormant Beast - Enki Bilal [ Download ]